Em um outro artigo falamos sobre o autoconhecimento e os temperamentos. Hoje daremos sequência a este assunto:

É importante definirmos a diferença entre caráter e temperamento. O temperamento é herdado geneticamente, pode ser influenciado pelo sexo, nacionalidade, raça e outros fatores ligados ao ser humano. Já o caráter é uma consequência da nossa educação, de valores, de etnia, e de princípios morais, éticos e espirituais. Então, o caráter está ligado ao nosso temperamento. Ele define a verdadeira identidade de uma pessoa, e mostra o que realmente a pessoa é.

O caráter pode ser modificado pela influência do meio em que vive e pela flexibilidade da pessoa para sofrer estas modificações. Mas também ele pode ser inflexível, não permitindo que a pessoa se deixe levar pela situação ou pelo ambiente. Onde existe uma firme determinação de valores, sejam eles positivos ou negativos, não há flexibilidade.

O temperamento influencia diretamente o caráter, o qual muitas vezes é traçado pelas atitudes do temperamento. Então, como o caráter está diretamente ligado ao temperamento, se este último não for controlado a pessoa poderá ter um comportamento que na realidade não condiz com o seu caráter.

Para você entender melhor, leia este exemplo: Uma pessoa que não tem o seu temperamento transformado, ao receber uma cobrança de uma conta vencida e não tendo como pagar pode ser levada por seu temperamento a mentir, porque não tem coragem de dizer a verdade. Nem por isso esta pessoa é mentirosa ou má pagadora, ela apenas foi impulsionada a mentir pela fraqueza, pelo medo da verdade ou por ter vergonha da sua realidade.

Outra pessoa que teve o seu temperamento transformado não se deixa levar por ele, e enfrenta a mesma situação com dificuldade, mas controla seus impulsos e acaba falando a verdade e enfrentando o problema.

Uma terceira pessoa que não se deixa influenciar por seu temperamento, nesta mesma situação age com naturalidade e tranquilidade, pois sabe que não é má pagadora e que apenas está passando por um momento de dificuldade financeira, por isso consegue conversar e negociar. Ela age sem peso na consciência porque sabe que está falando a verdade.

Quando a pessoa age por impulso do temperamento, mesmo agindo contra seus princípios, demonstra o seu real caráter. O temperamento mexe com o caráter mas deixa a personalidade intacta.

O caráter pode ser modificado quando o temperamento começa a ser controlado. Assim o controle do temperamento o atinge diretamente, sendo um mecanismo potente diante do comportamento que por sua vez interfere no caráter.

Se o temperamento for transformado, ou seja, se for controlado e equilibrado, o caráter será marcado pelos pontos positivos da pessoa, e consequentemente se tornará melhor.

Sendo a essência da pessoa, o caráter determina suas atitudes diante de uma circunstância, mostrando o que realmente a pessoa é. Se uma pessoa tem um caráter íntegro e reto, ela vai se manter íntegra e reta diante de uma situação, mesmo que seja prejudicada, mesmo que seja injustiçada ainda que esteja correta. E se esta pessoa causou algum dano, vai arcar, responder e se responsabilizar por aquilo que cometeu.

Por outro lado, se uma pessoa tem um caráter corrupto e mentiroso vai manter sua postura mesmo estando errada. Mesmo que não tenha direito, vai continuar a corromper e a mentir. Ela não cede mesmo que esteja completamente errada, mesmo que esteja prejudicando outras pessoas, mesmo que seja responsável por um dano. Ela nunca assume sua culpa, não restitui a pessoa lesada daquilo que perdeu, e muitas vezes ainda acredita que agiu corretamente, ou ainda pior, acha que ela é quem foi lesada.

Do livro: “Temperamento controlado, Vida transformada” de Márcio Múrcia.