“A oração cristã é uma relação de Aliança entre Deus e o homem em Cristo. É a ação de Deus e do homem; brota do Espírito de nós, dirigida para o Pai, em união com a vontade humana do Filho de Deus feito homem” (cf, CIC 2564).
A vida de oração é uma proposta de nos comprometermos com o Senhor Jesus Cristo, para sermos verdadeiros adoradores em Espírito e verdade. Consiste em fazermos uma aliança com Jesus e nos oferecermos espontaneamente para sermos homens e mulheres de oração constante e permanente.
Hoje vamos nos aprofundar nos passos concretos que devemos dar para a realização da Oração Pessoal:
O local
Procure um local apropriado, de preferência que seja isolado, silencioso e tranquilo. Pode ser uma Igreja ou outro local público, mas que se tenha o máximo de privacidade. Caso seja difícil um local com as condições apropriadas, peça que o Espírito Santo te ajude a encontrá-lo.
O período e horário
Determine em que período e horário do dia você vai fazer a sua oração pessoal. É importante que se faça sempre no mesmo horário, isto ajuda e muito a firmarmos um compromisso com o Senhor. Mas, se não for possível fazer a oração todos os dias no mesmo período e horário, faça quando for possível.
O tempo
Determine o tempo de duração de sua oração pessoal. É importante que se estabeleça um tempo de duração da oração para não sermos displicentes ou exagerados. Recomendamos começar com 15 minutos, pois achamos quase impossível que se faça uma boa oração pessoal com um intervalo de tempo menor que este. Vá aumentando gradativamente; o ideal é chegar a uma hora de oração pessoal diária, mas cada um determina junto com o Espírito Santo o tempo adequado. Recomendamos que você não comece com muito tempo para que depois a oração não se torne exaustiva a ponto de fazê-lo desistir. É importante ir aumentando o tempo gradativamente.
A posição ou postura física
Procure a melhor posição ou postura de seu corpo para orar, de modo que você se sinta à vontade e confortável, sem sentir dor ou incômodo. Deixe que o Espírito Santo te ajude a achar a melhor posição para orar.
A oração
Faça uma oração inicial todas as vezes que você for orar. Se você tiver dúvida sobre qual tipo de oração deve fazer, peça ajuda ao Espírito Santo. Mas, se por outro lado, você já tem em mente qual será a oração, peça a confirmação para o Espírito Santo. Leia a Sagrada Escritura e faça uma reflexão. Em seguida faça a oração verbal. Faça isso todas as vezes que for orar. Termine a oração pessoal com uma oração de encerramento.
Do livro: “Vida de Oração – Doze tipos de Oração Pessoal” de Márcio Múrcia.
Imagem de capa: fotografiareligiosa.com.br