As obras de misericórdia são as ações caritativas pelas quais socorremos o próximo em suas necessidades. A igreja classifica essas necessidades em dois grupos: corporais e espirituais!
Obras de Misericórdia Corporais:
1- Dar de comer a quem tem fome;
2- Dar de beber a quem tem sede;
3- Vestir os nus;
4- Visitar os doentes;
5- Visitar os presos;
6- Acolher os peregrinos;
7- Enterrar os mortos.
Obras de Misericórdia Espirituais:
1- Dar bom conselho;
2- Corrigir os que erram;
3- Ensinar os ignorantes;
4- Suportar com paciência as fraquezas do próximo;
5- Consolar os aflitos;
6- Perdoar os que nos ofenderam;
7- Rezar pelos vivos e pelos mortos.
Os efeitos destas obras
O Catecismo de São Pio X, quando vai tratar sobre as obras de misericórdia, ensina aos fiéis que, no juízo particular, a cada um será pedido conta das obras de misericórdia que fez ou deixou de fazer, são elas que darão testemunho a nosso favor. Fica expressamente a orientação a todo cristão de socorrer os que mais necessitam, em ordem material e espiritual, para isso, a Igreja dispõe de quatorze obras, sendo sete corporais e sete espirituais. Com isso, os seus efeitos são de comunicar a graça de Deus a quem as exerce, nos assemelhamos com Jesus que nos ensinou e deu-nos o exemplo, reduz a pena devido aos nossos pecados e damos passos em santidade, rumo ao Céu.
Por fim, lembremos da passagem do juízo final, que o Evangelho de Mateus nos apresenta, ela traz a verdade dura: “Ele responderá com estas palavras: ‘Em verdade vos digo: todas as vezes que o deixastes de fazer, foi a mim que negastes’” (Mt 25,45). Um dia, diante de Deus seremos perguntados: “Por que não socorremos a Jesus no necessitado?”. E não entenderemos quando foi que deixamos Jesus sem socorro. Logo, em seguida, seremos lembrados de que: quando deixamos um necessitado sem ajuda foi a Cristo que deixamos de socorrer.
Referências:
Livro “Kerigma, encontro pessoal com Jesus Cristo” de Márcio Múrcia
Artigo “Você conhece as Obras de Misericórdia?” do santuario.cancaonova.com