“Ora et Labora”. Esta curta frase é muito conhecida, principalmente entre os cristãos. O que muitos às vezes não sabem, é que este era o lema de um grande santo de nossa Igreja.

Há uma dosagem equilibrada entre trabalho manual e o tempo de repouso, de oração e estudo. ORA ET LABORA, “oração e trabalho”, era o lema de São Bento: oração transformada em trabalho e trabalho em oração, pela fé e obediência. O convívio fraterno completa o equilíbrio psicológico.

Graças à vivência deste lema, os mosteiros beneditinos se tornaram na Idade Média centros de civilização integral, faróis de evangelização e ciência, escolas de agricultura. Deram à Igreja inúmeros homens de grande ciência e santidade. Das fileiras beneditinas saíram vinte e três papas, cinco mil bispos e os santos canonizados são cerca de três mil.

A figura histórica de São Bento atrelada ao seu lema, agigantou-se cada vez mais, encontrando rápida ressonância na literatura, na arte e sobretudo na vida religiosa consagrada.

Oração e trabalho… sim, é possível! Mas, além disso, nos é necessário. Para colhermos os frutos do nosso trabalho, precisamos manter acesa a chama da fiel oração!

Do livro: “A história da vida, os milagres e a medalha de São Bento” de Márcio Múrcia.

Imagem: padrepauloricardo.org