“Pois o excesso no alimento é causa de doença, e a intemperança leva à cólica.” (Eclesiástico 37,34)
Gula é comer além do necessário para se alimentar. Tudo o que comemos, após estarmos satisfeitos é uma forma de gula, que pode ser pequena ou grande. Para alguns o prazer do comer passou a ser um fim em si mesmo, e tem nisto a sua satisfação. Se frustram quando a refeição não é suculenta e variada.
A gula é também definida como voracidade, ou seja, comer engolindo sem digerir. Quando comemos sem controle e constantemente é doença, diferente da gula quando é simplesmente o prazer de comer. Um é pecado o outro é caso de tratamento médico e às vezes psicológico e até espiritual.
Também podemos pecar com a gula pelo conhecimento exagerado, onde nunca estamos satisfeitos com o que temos, aprendemos, fazemos e não nos satisfazemos com os nossos resultados. A gula pode também se manifestar por comprar compulsivamente e outros, tudo que é excesso pode ser considerado gula, mesmo em relação ao amor pelas pessoas ou zelo e cuidado.
O que responde à gula é a virtude do autocontrole!
“Afastai de mim a intemperança! Que a paixão da volúpia não se apodere de mim e não me entregueis a uma alma sem pejo e sem pudor!” (Eclesiástico 23,6)
Do livro: “Kerigma, Encontro Pessoal com Jesus Cristo” de Márcio Múrcia.
Imagem de capa: formacao.cancaonova.com