Com alegria, e repletos da esperança do Ressuscitado, finalmente podemos celebrar mais uma Páscoa! Neste artigo, traremos uma meditação especial deste dia voltando o nosso olhar para uma santa e figura bíblica muito conhecida: Maria Madalena!
Segundo o Evangelho de São João, Madalena foi a primeira pessoa a ver Cristo Ressuscitado. Como podemos ler na Bíblia, Maria foi cedo ao sepulcro buscando o seu Senhor. Como a preparação do corpo havia acontecido às pressas na Sexta-feira Santa, inundada de zelo, Maria desejava ungir o corpo de seu Senhor.
Mas, naquela manhã de sábado, Madalena encontrou o sepulcro vazio. Ela logo correu para avisar João e Pedro, que foram conferir o que estavam acontecendo. Depois de conferirem, os discípulos voltaram, mas Madalena não foi com eles, ela permaneceu no sepulcro vazio, chorando.
A imagem daquele sepulcro vazio, era também a imagem do coração de Madalena a alguns anos: vazio e sem Deus.
Existem muitas confusões a respeito de quem foi Maria Madalena, confundem-na com a pecadora pública e com Maria de Betânia que derramou perfume sobre os pés e a cabeça de Jesus. Mas, a verdade é que, sobre Maria Madalena a Bíblia apenas relata que dela, Jesus tinha expulsado sete demônios (Lc 8,2). Sete, na linguagem bíblica significa “muitos”. Sendo assim, podemos entender o quão devastada era a vida daquela mulher.
Seu coração estava em trevas, a luz divina não o penetrava e iluminava. Não havia alegria, apenas tristeza e solidão. Mas, tudo isso mudou depois que Jesus apareceu. Talvez, tenha sido a primeira vez que Madalena viu o que era o amor, a pureza e a bondade. Depois daquele encontro, ela se tornou uma discípula fiel que nunca parou de buscar o Senhor onde quer que Ele fosse.
Apegada à Virgem Maria, enquanto todos fugiam, Madalena permaneceu acompanhando Jesus em sua Dolorosa Paixão.
Na cena de hoje, Madalena se encontra sozinha no sepulcro. E mesmo sem entender o que estava acontecendo, uma decisão a movia: ela tinha que buscar Jesus. Aquela mulher estava vivendo o que escreveu o profeta Isaías no Antigo Testamento:
“A minha alma desejou-Te, meu Deus, durante a noite e, dentro de mim, o meu espírito procurava-Te“ (Is 26,9). Assim ela buscava Jesus.
Agora, um segundo encontro acontece. Ao exclamar “Maria”, Madalena percebe-se diante de Cristo Ressuscitado, seu Mestre. E para aquela alma que não se cansou de buscar Jesus até encontra-lo, o Senhor lhe dá a missão de ser a primeira a anunciar a sua Ressurreição. E assim, Maria Madalena corre para anunciar a Vida com v maiúsculo que também havia retomado a vida de sua alma!
Que a exemplo de Maria Madalena, possamos ter como meta sempre BUSCAR o Senhor, independente das circunstâncias, por mais difíceis e ameaçadoras que sejam.
Santa Maria Madalena, rogai por nós!