Com grande alegria, celebramos hoje o dia da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora da Conceição Aparecida. A história dessa aparição tem seu início em 1717 com três pescadores.
Convocados pela Câmara de Guaratinguetá, que receberia o Conde de Assumar, os pescadores Domingos Garcia, Filipe Pedroso e João Alves saíram à procura de peixes no Rio Paraíba. Eles já estavam quase desistindo, pois haviam tentado várias vezes e nada conseguiram apanhar. Mas, na sua última tentativa, eles resolveram pedir a intercessão da Virgem Maria.
Muitos peixes vieram então, mas a maior surpresa dos pescadores foi a de ter encontrado uma imagem da Imaculada Conceição negra. Primeiro a cabeça e depois o restante do corpo.
Logo foi feito um oratório simples, familiares e amigos passaram a se reunir durante todos os sábados e a fama dos milagres extraordinários alcançados pela intercessão de Nossa Senhora começaram a se espalhar por todo o Brasil.
Por volta de 1734, o Vigário de Guaratinguetá construiu uma Capela no alto do Morro dos Coqueiros. Mas o número de fiéis que passaram a visitá-la cresceu tanto que logo em 1834 viu-se a necessidade de construir uma Igreja maior (atual Basílica Velha).
Em 1894, os padres e irmãos da Congregação dos Missionários Redentoristas passaram a trabalhar no atendimento dos romeiros. E em 1904, o Papa Pio X deu ordem para coroar a imagem de modo solene. O primeiro manto e a primeira coroa de Nossa Senhora Aparecida foram doados pela Princesa Isabel, que sempre fora uma grande devota. E em 1929, o Papa Pio XI declarou Nossa Senhora Aparecida Padroeira do Brasil.
No dia 11 de novembro de 1955, deu-se início a construção da Basílica Nova, pois o número de fiéis tornou-se ainda maior. E até hoje, milhares de romeiros visitam Aparecida para agradecer à Nossa Senhora e também suplicar pela sua poderosa intercessão.
Que nesse dia especial, possamos pedir à Nossa Senhora Aparecida a graça de sempre corresponder aos apelos do seu Imaculado Coração que diz: “Fazei tudo o que Ele vos disser”!
Nossa Senhora da Conceição Aparecida, rogai por nós!