Entre tantas histórias interessantes que temos em nosso site sobre a vida de São Bento, essa é uma das mais chocante, pois conta sobre uma tentativa de assassinato ao Santo. Leia e entenda melhor:
“Havia um mosteiro cujo abade havia falecido, e os membros dirigiram-se a São Bento rogando-lhe que os dirigisse. Durante muito tempo o santo negou dizendo que seu modo de proceder não se ajustava aos daqueles irmãos, mas acabou por consentir.
Impôs para aquele mosteiro regras, não permitindo a ninguém desviar-se como antes, nem para o lado direito e nem para o lado esquerdo, mas os monges deveriam andar no reto caminho da perfeição.
Irritados com tanta severidade, os irmãos colocaram veneno em seu vinho.
Como de costume, o abade abençoava os alimentos e bebidas. Quando levantou a mão e fez o sinal da cruz, um vaso que estava a certa distância se quebrou; o santo homem levantou-se e disse: “Que Deus onipotente tenha piedade de vós irmãos; por que quisestes fazer isso comigo? Por acaso não vos disse antecipadamente que eram incompatíveis meus modos de proceder com os vossos? Ide e buscai um pai de acordo com vossos caprichos, porque a partir de agora de modo algum podereis contar comigo”. Depois deste fato voltou a vida de solidão.”
Do livro: “A história da vida, os milagres e a medalha de São Bento” de Márcio Múrcia.