A pessoa sanguínea é muito sincera e transparente chegando ao ponto de deixar expor seus pecados e a si mesma, com isso perde toda a credibilidade sendo considerada uma propaganda enganosa.
Ela convence com facilidade pelo seu jeito conquistador, amável e seus argumentos, então compramos qualquer coisa que ele nos apresenta. Estando com a verdade, seus argumentos são confiáveis, porque ela está com tudo certo e em ordem.
Quando ela inicia uma atividade e no decorrer algo dá errado, logo volta atrás e não sustenta, e também quando se sentir pressionada ou desmotivada pelo projeto que iniciou, desiste e parte para outra coisa mais interessante.
É preciso muito cuidado com o sanguíneo, porque pode ser que ele se torne uma propaganda enganosa, não por ser mentiroso, falso ou desonesto, mas pela sua vontade fraca.
Com o andar dos negócios, a coisa muda de rumo, ele se complica porque é fraco e o primeiro passo em falso que ele dará será não sustentar o combinado porque algo deu errado, por se sentir pressionado ou até por não mais estar interessado no assunto. Sua capacidade de mudança é pequena diante da capacidade de mudar situações; ele consegue transformar algo tranquilo e certeiro em algo tumultuado e incerto.
É preciso paciência e calma diante do sanguíneo para podermos colocá-lo nos eixos de novo, fazê-lo continuar o que estava combinado e que ele retome de onde parou ou se desviou.
Observação: na imagem de capa temos Santa Teresa de Jesus, sanguínea!
Do livro: “Temperamento controlado, Coração transformado” de Márcio Múrcia.