Ignorar significa não saber, não dominar, não ter conhecimento sobre determinado assunto, fato ou situação. A ignorância pode estar ligada à falta de oportunidades, por isso, se as oportunidades aparecem, o melhor é abraçá-las e fugir logo da ignorância, porque viver nela é estar fora da realidade e longe da verdade.

A leitura é sempre um remédio contra o mal da ignorância, porque tira o homem de suas garras e o coloca nos braços do entendimento. A pessoa que faz bom uso da leitura aprende que ignorar nunca é bom, enquanto que ter conhecimento nunca é demais.

Todavia, um ponto negativo do conhecimento surge quando o homem é tomado de soberba e autossuficiência, e por isso acredita que o seu conhecimento pode solucionar todos os males do mundo. Naturalmente que o saber que vem dos livros é muito importante, porém deve estar sempre aliado ao bom senso, porque uma teoria, ou mesmo uma experiência, nem sempre podem ser aplicadas a diferentes realidades, é necessário adequações. O que não se pode esquecer é que esta flexibilidade de contornar situações e transpor obstáculos também é adquirida pela leitura, pois é nela que o homem encontra um leque enorme de opções e caminhos, e entende que mais que descobrir qual rumo tomar, é saber que ele não é o único, e mesmo que seja, ainda existem os atalhos.

Do livro: “Pra quem não gosta de ler” de Márcio Múrcia.