ABATIMENTO, E agora, o que eu faço?
Você está se sentindo abatido? Neste programa aprenderemos, detalhadamente, quais são os tipos de abatimento (físico, mental e espiritual) e como combatê-los.
Compartilhe!
O abatimento é um enfraquecimento e pode ser físico, mental ou espiritual. Vamos ver detalhadamente o que é cada um e como vencê-los:
- O primeiro normalmente é consequência de um estresse ou a pessoa está doente e acaba ficando abatida. São Paulo nos diz, na Primeira Carta aos Coríntios, que nosso templo (o corpo físico) é onde habita o Santo Espírito, e aquele que não cuida do templo destrói o próprio Espírito. Portanto, é nossa obrigação cuidar para que nosso corpo físico não caia no abatimento. O abatimento físico é combatido com uma alimentação melhor, com uma vida menos estressante, procurando sempre a orientação médica.
- O abatimento mental envolve uma diminuição da vontade, um grande desânimo, que pode levar à depressão. A pessoa com este abatimento não se sente motivada para realizar as ações que sempre fazia e, se ela não combater isto, não vai cumprir com suas responsabilidades. O abatimento emocional, ou mental, vai aniquilando a nossa vontade própria e diminuindo nosso potencial de reação diante das dificuldades. Para lidar com ele, é necessário esvaziar a mente, fugir do excesso das informações, principalmente das ruins. Quando não estamos passando por este abatimento, sentimos alegria, estímulo, desenvolvimento, elevação. Vencer este abatimento nos eleva à vida.
- Não é somente contra o abatimento físico e mental que devemos lutar, há ainda o espiritual. Diante do abatimento espiritual, a pessoa deixa de rezar, de se colocar na presença de Deus. A partir deste distanciamento da oração, ela já não tem forças para jejuar e desiste dos sacramentos. Para vencê-lo é preciso estar revestido da armadura de Deus (Ef 6,10-20), ou seja, buscar as coisas do Céu e não as do mundo.