Você se reconhece como uma pessoa muito estressada? Quando não combatemos esse poderoso inimigo com armas eficazes, corremos o risco de permitir que ele domine a nossa vida, e o pior de tudo, nos tire da graça de Deus. Muitas vezes, acostumados com uma rotina acelerada e com os agentes causadores do stress, vivemos estressados e consideramos isso normal. Mas, essa não é a vontade de Deus para os seus filhos.

Neste artigo, você conhecerá 5 armas para combater o stress. Já adianto, se bem usadas, essas práticas transformarão a sua vida, assim como transformaram a vida da nossa Comunidade!

 

  1. A oração

A oração confiante tem o poder de tudo mudar. Ela pode atingir a consciência e o comportamento destes agentes através do dom do Espírito Santo, que realiza as mudanças que não conseguimos com nossas atitudes e palavras humanas.

Depois de várias tentativas frustradas, temos a tentação de desanimar, mas com a oração, se renovam as nossas forças e nossa esperança.

A oração eficaz através do dom do Espírito Santo realiza transformações, mudanças de comportamentos favoráveis à nossa convivência com os nossos agentes, por exemplo.

Se nossas ações têm sido infrutíferas, vamos procurar por Aquele que faz dar fruto no galho seco.

  1. A Palavra de Deus

A Palavra de Deus produz efeito vivo em nós! É mais penetrante que uma espada de dois gumes.

Ainda que as pessoas continuem as mesmas, fazendo as mesmas coisas, nós olhamos e lidamos de forma diferente! Da Sagrada Escritura, resplandece a Luz Divina que muda o ambiente e os corações.

Nosso Senhor Jesus Cristo quando tentado no deserto, usou da Sagrada Escritura para vencer o demônio. Eis um grande exemplo para nossa luta.

 

  1. O jejum

O jejum nos educa e nos dá resistência para enfrentarmos os agentes que causam o stress. Quando jejuamos nos esvaziamos para nos enchermos de Deus, assim cheios da graça e do amor de Deus vamos ter menos espaços para que os agentes estressores ocupem. Sem espaço eles perdem sua participação em nossas vidas.

  1. A penitência

A penitência nos auxilia com o autodomínio e nos auxilia no caminho da santidade, porque com ela, ganhamos força interior e paciência.

A penitência nos torna mais humildes, mansos e amáveis, escapamos da soberba e arrogância que nos torna agressivos e irados.

 

A mortificação

Mortificar significa morrer na carne e reviver no Espírito Santo. Quando não suportamos um confronto necessário ou tomar uma decisão que está diante de nós, mostra que estamos vivendo em nossa fragilidade humana e somente no mundo material.

Muitos dos agentes estressores, permanecerão em nosso cotidiano, onde teremos de enfrentá-los. A fuga nem sempre é a resposta.

Ser mais forte significa suportar as adversidades e imprevistos que nos estressam. 

Muitos locais são “fonte natural” de stress, como locais barulhentos, o trânsito, a política ou o jogo de futebol.

O remédio é o mesmo, independente de quem ou qual seja o agente estressor: resistir com a força do Espírito Santo.

 

Agora é a sua vez de lutar usando essas poderosas armas em sua vida cotidiana. Que Nossa Senhora, tesoureira de todas as graças, nos auxilie neste combate e nos conceda a vitória!

Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós!

 

Fonte: A Busca da Cura do Stress – Márcio Múrcia